• Gabriela Braun

Brinca direito menino(a)!


Segundo texto da série Metodo Montessori.

Quem nunca ouviu ou mesmo falou essa frase para o seu filho? (Eu confesso que antes de refletir sobre isso, já havia falado algumas vezes). Afinal, tem jeito certo de brincar?

Rafael gosta muito de brincar de massinha de modelar. Volta e meia ele ganha alguns potinhos com massinhas novas. Em uma dessas vezes, enquanto brincava eu fiquei observando. Ele tirou todas as massinhas dos seus respectivos potinhos e foi misturando, uma a uma. Na hora, já foi me batendo uma ansiedade e logo dizendo pra ele: Rafa, ta estragando as massinhas! Ele, naturalmente, me olhou e respondeu: To fazendo o arco-íris mamãe.

Quando fiz o curso Criando Crianças Criativas, do Murilo Gun (que, aliás, super recomendo), ele falou sobre o jeito certo de brincar. Nesse momento, foi como se eu tivesse tomado um soco no estômago. Quem decide o jeito certo de brincar é a criança, sujeito principal da ação de brincar. Por habito, instinto, cuidado ou sei lá o que, por vezes temos a necessidade de querer ensinar a criança como se brinca. Se você quer que seu filho seja criativo, saia da frente dele! Isso mesmo. A criatividade vem da imaginação, da experiência, do E se...? E se eu colocar essa pecinha aqui? E se eu misturar todas as massinhas? E se eu desmontar todo esse carrinho? E se ...?

Sabe aquela ideia de quanto mais melhor? Com brinquedos, não se aplica. Quando a criança tem muitas opções de brinquedos acaba não focando em nenhum. Precisamos deixar que a criança explore os brinquedos em sua totalidade. Descubra como se monta, como se desmonta. Outro ponto importante a ser lembrado é a escolha dos brinquedos. Hoje temos no mercado uma quantidade gigantesca de brinquedos que interagem com a criança com apenas um toque em um botão. Brinquedos musicais que tocam música sozinhos, brinquedos de encaixe com manual de instruções. Você já parou para pensar nisso? Eu lembro quando que era pequena, meus pais economizaram para comprar um lego. Aquele jogo de montar formas, sabe? Temos ele em casa até hoje. Lembro que tínhamos as pecinhas e cada um montava aquilo que tinha vontade... Criava! Hoje, se vamos comprar um lego, ele vem com manual de instruções. Tem o lego do star wars, dos super heróis... Enfim, uma infinidade personagens e histórias prontas onde a criança perdeu a liberdade de criar. Vem com o manual de instruções indicando onde cada peça se encaixa.

Quanto menos o brinquedo fizer, mais a criança fará. Brinquedos de madeira, de papelão, de modelar estimulam a criança a desenvolver o tato e a criatividade. Você já viveu a experiência de dar um super presente para alguma criança e ela se divertir mais com a caixa do que com o próprio brinquedo? Porque ali, naquela caixa, esta a mágica da imaginação. E nossos filhos irão precisar disso quando forem adultos. Pessoas imaginativas, criativas, capazes de dar soluções inesperadas a problemas difíceis. Por isso, o brinquedo não é apenas uma distração para a criança. Ele é parte do seu desenvolvimento.

O método Montessori fala que a maioria dos brinquedos vendidos nas lojas tem a finalidade de apenas alienar e distrair a criança. A criança não tem necessidade de ser distraída. Ela encontra as suas formas de se distrair. E são nesses momentos que desenvolve e aperfeiçoa a sua criatividade. Brincadeiras ao ar livre, onde tudo vira diversão... terra, grama, pedras... deixe a criança explorar o ambiente onde ela esta. Esteja atento, mas não a impeça de conhecer aquilo que o mundo esta lhe oferecendo naquele momento. Faça brincadeiras de mini mundos



com seu filho (maquetes), trazer para o lúdico a realidade é uma ótima forma de trabalhar o real e o imaginário com a criança.

Quando usamos a criatividade e deixamos a criança livre para criar surgem inúmeras brincadeiras divertidas para serem realizadas em conjunto ou sozinha. O brincar com a criança cria conexão. Nos aproxima dela. No entanto, é importante que ela possa brincar sozinha também, vivendo suas próprias experiências. Quando nos permitimos observar nossos filhos, base do método Montessori, aprendemos e nos conectamos novamente com a nossa criança interior. Borá brincar?

Alguns exemplos de brincadeiras sugeridas pelo método Montessoriano:

  1. Saco dos mistérios – em um saco de pano escuro, coloque diversos objetos (pedaços de madeira, papelão, cubos...) e estimule a criança a colocar a mão dentro do saco e ir adivinhando o que é.

  2. Formas geométricas – pegue uma caixa de papelão ou um pedaço de cartolina e recorte diversas formas geométricas para a criança ir montando e brincando.

  3. Desenhos em balões – encha os balões (pode ser com ar ou farinha junto) e peça para a criança fazer carinhas com uma caneta.

  4. Canos e bolinhas – pedaços de canos de PVC e bolinhas que irão passar dentro do cano. Cole os pedaços de cano em uma caixa de papelão e entregue as bolinhas para a criança coloca-las dentro dos canos.

  5. Formas com papelão – as caixas de papelão são um verdadeiro sucesso com as crianças. Escolha tamanhos diferentes e construa casas, carros, bichos ...

  6. Arvore de natal na parede – escolha papel ou feltro e recorte no formato da arvore de natal. Prenda na parede com fita e vá colocando bolinhas de feltro ou papel desenhadas pela criança na árvore. (Gravei um vídeo sobre isso, esta lá no IGTV).

  7. Cesto Montessori – em um cesto coloque diferentes objetos (novelo de lã, caneca, chocalho, pedaços de madeira ...) e deixe a criança ir tendo contato com todos eles.

  8. Pote da calma – você conhece? Esse é o “respira fundo” das crianças. Pode ser utilizado logo depois de uma briga ou birra. O objetivo com esse brinquedo é chamar a atenção da criança, uma vez que trata-se de um objeto que brilha. Na internet você encontra diversos sites ensinando como se faz.

Enfim gente... dá pra fazer um monte de brinquedos e brincadeiras com material reciclado, desmistificando aquela ideia de que brinquedo montessoriano é caro. Se você tem alguma dica, compartilha comigo!

#métodomontessori #mariamontessori #brincar #brinquedosmontessorianos #maternidade #educaçãoparental

7 visualizações

(51) 98179-3735

©2019 by Maternidade Além do Infinito.