• Gabriela Braun

Quer ensinar algo ao seu filho? Invista em treinamento!


Outro dia resolvi ensinar meu filho de 4 anos a lavar louça e arrumar a cama. Mostrei a ele como eu arrumava a sua cama e no dia seguinte pedi que ele fizesse o mesmo. Então percebi que ele já não lembrava mais como eu havia feito. Mostrei novamente, desta vez com ele fazendo junto. Repetimos esse processo ao longo de umas duas semanas, até que ele aprendeu a fazer sozinho. Ainda foi necessário que combinássemos em que momento do dia a cama seria arrumada, pois Rafael nem sempre queria fazer. Combinamos que seria após ele tomar o café da manhã. Essa tarefa foi para nossa tabela de rotinas que fica colada na parede da nossa sala. Rafa gosta de realizar as tarefas sempre em conjunto. Ou seja, se vai arrumar a cama, ele quer que eu vá com ele e ajude. Talvez você pense que isso pode deixa-lo mal acostumado, que nem sempre ele vai encontrar alguém para ajuda-lo ao longo da vida.


Eu penso que essa é uma forma de encorajar meu filho.


Mostro a ele que esta tudo bem pedir ajuda e que eu também preciso da ajuda dele às vezes. Então quando vou arrumar minha cama ele me ajuda e quando ele vai arrumar a dele, o ajudo. Com isso, ele aprende que é possível pedir ajuda e desenvolve confiança para fazer sozinho mais tarde, quando estiver pronto.


Crie formas divertidas de realizar as tarefas. Mostre a eles que organizar a casa pode ser divertido. Aqui, costumamos colocar uma musica para organizar brinquedos e quando vamos passar o aspirador às vezes dançamos pela casa.


Para lavar a louça utilizo uma escadinha que o papai do Rafa fez para ele escovar os dentes na pia. Ele adora porque enquanto lava brinca de fazer café com a espuma da esponja. Algumas pessoas me perguntam se eu o deixo lavar louças de vidro e a resposta é SIM! Ele lava as canecas de vidro, pois consegue segurá-las pelas alças, pratos pequenos de vidro, talheres e potes plásticos. Mostrei a ele como devia segurar a faca para passar a esponja e ele aprendeu. Precisamos mostrar as nossos filhos que eles são capazes de realizar tarefas desafiadoras com cuidado e acompanha-los até que estejam prontos para fazer sozinhos. Por isso, minha dica aqui é invista tempo em TREINAMENTO.



Outra dica é: esteja preparado para a bagunça. Saiba lidar com isso, porque faz parte do processo de aprendizagem da criança. Rafa sempre derruba água no chão e acaba se molhando. Digo a ele que esta tudo bem e mostro como secar o chão. Ele aprendeu e sempre seca quando termina. Uma coisa importante e ter tempo para deixá-los realizarem as tarefas, pelo menos no inicio enquanto estão aprendendo. Observe se seu filho costuma ser mais rápido ou mais devagar e respeite o tempo dele. Não fique apressando, pois isso gera desconexão e briga. Então, se estou apertada no tempo, nem proponho que ele faça aquela tarefa naquele momento.


Use um cronometro ou algo para medir o tempo para a realização das tarefas. Antes de marcar o tempo, combine com a criança qual o tempo que ela entende ser necessário para a realização daquela tarefa. Aqui em casa usamos uma ampulheta como medida de tempo, funciona bem porque ele consegue medir. Dependendo da tarefa usamos uma medida da ampulheta, duas ou três (minha ampulheta tem nove minutos).


Lembre-se sempre de lidar com bom humor no aprendizado das crianças!

31 visualizações

(51) 98179-3735

©2019 by Maternidade Além do Infinito.